Como criar uma campanha de e-mail no iClinic Marketing?

Veja neste artigo o que são as campanhas de e-mails e como configurá-las no iClinic Marketing.

As campanhas de e-mail são todos os e-mails enviados uma única vez. São popularmente conhecidas como mala direta ou e-mail marketing. Muitos de nossos clientes utilizam esse módulo para enviar recados gerais sobre o funcionamento da clínica ou para celebrar datas comemorativas, como o Outubro Rosa.


Para começar a configuração, acesse o menu Marketing do seu sistema, clique em “Criar campanha de e-mail” e em seguida defina o nome para essa campanha (por exemplo: Novembro azul).

Criar campanha

A primeira parte desta configuração é a escolha do público-alvo. É importante que se defina qual o objetivo da comunicação para entender se será preciso enviar para todos os pacientes ou realizar algum tipo de segmentação.


Ao escolher a opção “Enviar para todos os contatos”, o iClinic enviará a mensagem para todos os pacientes que possuem e-mail cadastrado. Ao clicar em “Segmentar público-alvo”, o sistema te dará opções de filtros que poderão ser inseridos para enviar e-mails mais direcionados.

segmentar público

Depois de escolher o público, clique em “Salvar”.

 

A segunda parte desta configuração é aquela em que você irá escrever a sua mensagem. O sistema te dará uma série de recursos para que você consiga deixar a mensagem mais dinâmica e esteticamente mais bonita para enviar aos pacientes. 

 

  • O Nome do remetente, é o nome com o qual o paciente receberá a mensagem. Nesse caso, o nome de todos os usuários que estão cadastrados no sistema vai aparecer para você. No entanto, recomendamos que a mensagem seja enviada com o nome do médico. 
  • O E-mail do remetente é o nome que recebe as respostas dos pacientes se eles responderem a alguma mensagem enviada. Neste campo também aparecerão os e-mails de todos os usuários que estão cadastrados no sistema. 

Em seguida, coloque o assunto do e-mail e comece a escrever o seu conteúdo.

Acima da caixa de texto, existe uma barra de edição que pode ser utilizada para inserir recursos como botões, hiperlinks, etc. Vamos ver cada um deles:

numeros

  1. Aumente ou diminua o tamanho da letra;
  2. Coloque uma palavra ou frase em negrito;
  3. Coloque uma palavra ou frase em itálico;
  4. Alinhe o texto selecionado à esquerda;
  5. Centralize o texto selecionado;
  6. Coloque uma imagem no seu conteúdo. Para inseri-la, clique no ícone e insira o link da imagem que você pegou em banco de imagens gratuitos. Veja como adicionar as imagens.
  7. Insira botões que levarão os pacientes para uma outra página, como as suas redes sociais ou site. Para inseri-lo, clique neste botão e coloque o link da página para onde deseja levar o paciente.
  8. Insira hiperlinks que levarão os pacientes para uma outra página. Este recurso possui o mesmo objetivo que o botão, no entanto, ele será mais sutil. Para inseri-lo, clique no ícone e insira o link da página para onde deseja levar o paciente.

Por último temos as tags automatizadas. Ao serem inseridas no texto, elas são substituídas pelas informações reais dos seus pacientes. Sendo assim, se você utiliza a tag “#nome do paciente”, ela é substituída pelo nome da pessoa que está recebendo o e-mail.

nome do paciente

A terceira e última etapa desta configuração é a de envio. Você pode clicar em “Salvar e enviar mais tarde”, caso queira que a mensagem fique em rascunho para ser enviada depois.

Clique em “Agendar e-mail” caso queira programar o envio da mensagem para um dia e horário específico.

Ou clique em “Enviar e-mail agora”, caso queira enviar a mensagem naquele mesmo momento.

Veja mais sobre a utilização deste recurso.

Utilizando o marketing de maneira assertiva você consegue se aproximar e fidelizar os pacientes, gerando um grande diferencial competitivo para você.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas pelo chat dentro do sistema, ou envie um e-mail para suporte@iclinic.com.br.