Veja neste artigo como emitir um recibo de pagamento pelo iClinic.
A emissão de recibos é feita somente pelos usuários que tem a habilitação de administrador da conta ou da clínica. O primeiro passo para fazer a emissão é acessar um agendamento. Você pode gerar um recibo em um agendamento novo ou antigo. Vamos mostrar as duas maneiras neste artigo.
Caso tenha dúvida sobre como fazer um agendamento, veja este artigo.
Através de um novo agendamento
Após fazer um agendamento, você deve lançar o recebimento do procedimento. Para ver como fazer o lançamento de um recebimento pelo agendamento, clique aqui.
Feito isso, abra o agendamento novamente e clique no botão Emitir Recibo.
Em seguida, aguarde o sistema processar esta ação. Assim que concluída, será aberta uma nova aba no seu navegado com o recibo gerado em PDF.
Para fazer o download do recibo, clique no ícone da seta, e, para imprimi-lo, clique no ícone da impressora no canto superior direito, conforme na imagem abaixo:
Caso o pagamento seja realizado por outra pessoa, ao lançar o recebimento é possível habilitar a opção “Pago por outra pessoa” e preencher o nome de quem realizou e o CPF ou CNPJ. Essas informações sairão descritas no recibo.
Através de um agendamento antigo
Caso queira emitir um recibo de um agendamento antigo, é possível. Basta acessar o agendamento e conferir se foi lançado o recebimento do procedimento. Com o recebimento lançado, pode clicar em Emitir recibo, que o processo ocorrerá da mesma forma que um agendamento novo.
Importante:
Na primeira vez que for emitir o recibo, recomendamos que verifique no seu navegador se o pop- up está bloqueado. Veja no vídeo abaixo como fazer esse desbloqueio:
Para permitir que os recepcionistas e demais usuários não administradores gerem recibos, é necessário habilitar em Configurações da Clínica > Configurações financeiras > Recebimentos de atendimentos, passando o ícone de OFF para ON.
Dúvidas frequentes
É possível editar as informações do recibo?
No momento, não é possível editar as informações de um recibo já gerado. Em breve será possível editar o conteúdo.
Quais dados aparecem no recibo iClinic?
Aparecem os dados da clínica (nome, endereço e CEP) no cabeçalho; nome e CPF do paciente ou do pagador; valor do procedimento e forma de pagamento; nome, CBOO e CPF do profissional de saúde. Todos os dados são retirados do cadastro no sistema.
Quero usar o logotipo da minha clínica. Como eu faço isso?
No momento, os recibos serão emitidos com a logotipo iClinic. Em breve, avisaremos sobre novidades de edição do recibo como o uso logotipo da clínica.
O recibo vale como documento para imposto de renda?
Sim, o recibo vale como documento para declarar no imposto de renda.
É possível usar a assinatura digital no documento?
Não é possível, no momento.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas pelo chat dentro do sistema, ou envie um e-mail para suporte@iclinic.com.br