1. Central de Suporte
  2. Prontuário eletrônico iClinic

Como funciona a assinatura digital de documentos do iClinic?

Aprenda como começar a usar o seu certificado digital para assinar documentos no prontuário eletrônico do iClinic.

Para começar a assinar documentos digitalmente no prontuário do iClinic, o primeiro passo é obter um certificado digital. 

Para você ter uma assinatura válida judicialmente no Brasil, é necessário contar com um certificado digital do tipo A1 ou A3 (token, smartcard ou na nuvem), que siga os padrões da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).  

Esses padrões garantem a autenticidade e a integridade de documentos eletrônicos, por meio de sistemas de criptografia que impedem a leitura das informações por pessoas não autorizadas. 

Esse certificado será utilizado pelo iClinic para assinar seus documentos no prontuário. Caso você não tenha um certificado, entre em contato com umas das 
autoridades certificadoras

O iClinic tem integração com certificados instalados (A1 e A3) e com os certificados em nuvem Vidaas e Bird ID. Veja como utilizar cada um deles: 

Certificados Instalados 

  • Instale o certificado digital no computador que você usa para seus atendimentos 

Você precisa instalar o certificado no computador em que você realiza os seus atendimentos no iClinic. Para isso, acesse o site da sua certificadora e veja como instalá-lo. 

Nesse artigo da Central de Suporte, temos o link de instalação de algumas certificadoras mais conhecidas no mercado. 

Vale lembrar que a assinatura digital iClinic ainda não funciona em smartphones. 

  • Adicione a extensão que usamos para assinatura no navegador que você utiliza o iClinic 

Para finalizar, adicione a extensão "Web PKI" de assinatura digital do iClinic no navegador em que você realiza os atendimentos no iClinic, clicando aqui

Se preferir, assista ao tutorial abaixo: 

Certificados em nuvem 

Os certificados digitais em nuvem não necessitam de instalação, eles podem ser utilizados de qualquer computador em que você acesse sua conta iClinic. Atualmente, temos integração com os certificados Vidaas e Bird ID

  • Sincronize o seu certificado com o prontuário iClinic 

Acesse um prontuário e inicie um atendimento. Em seguida, clique em finalizar atendimento e escolha a opção certificado em nuvem. Você deverá informar o seu CPF para que o sistema procure no banco de dados das certificadoras qual o seu certificado em nuvem: 

Certificado em nuvem 1

Caso possua o certificado Vidaas, o sistema exibirá apenas o nome deste certificado na tela do sistema. Caso possua o Bird ID, ocorrerá da mesma forma. Se possuir os dois certificados, os dois nomes aparecerão disponíveis para escolha. 

Assim que finalizada a instalação ou sincronização do certificado em nuvem com o sistema, você poderá começar a assinar seus documentos emitidos no prontuário eletrônico do iClinic digitalmente.  

 

Ainda possui dúvidas? Entre em contato com o suporte pelo chat do sistema ou pelo e-mail suporte@iclinic.com.br