Entenda como prescrever medicamentos com formulário de alto custo (LME) em iClinicRx
Agora em iClinicRx você pode gerar o Laudo de Medicamentos de Alto Custo (LME), quando estiver prescrevendo.
Esse documento é requerido para que os pacientes adquiram medicamentos específicos nas farmácias de alto custo. Ele deve ser acompanhado pelas prescrições e seguir os protocolos clínicos e diretrizes estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Para utilizar LME em iClinic Rx, você deve primeiramente acessar o prontuário do paciente, iniciar um atendimento e acessar a seção Prescrições.
No campo Medicamentos, você deve digitar o nome do medicamento, selecionar a opção Substâncias, escolher o item desejado e prosseguir com o preenchimento da posologia.
Ao finalizar o preenchimento, clique em Próximo.
No próximo passo, clique no botão azul “Adicionar Formulário de Alto Custo”. Ele abrirá o formulário para o preenchimento das informações.
Nessa tela, você deve preencher as informações solicitadas:
- Dados do paciente
- Dados do médico
- Justificativa
É imprescindível que todos os campos do formulário sejam preenchidos.
No campo “Dados do paciente”, precisa ser preenchido: Nome completo do paciente, peso em kg, altura em cm, nome da mãe e se o paciente pode retirar esse medicamento.
Em “Dados do médico”, requer as informações: Nome do médico solicitante, nome do estabelecimento solicitante, CNS do médico e CNES do estabelecimento.
No campo “Justificativa”, é necessário preencher o princípio ativo do medicamento, o total de unidades necessárias para esse tratamento, o CID e a anamnese do diagnóstico, se o paciente realizou tratamento prévio ou está em tratamento e a data da solicitação.
Também é necessário informar se o paciente precisa de exames para retirar o medicamento, caso precise selecione Sim e abrirá um campo para solicitar estes exames.
É possível adicionar mais de uma justificativa no preenchimento do formulário.
Após finalizar o preenchimento, clique em Salvar e Continuar no final da página.
No próximo passo, você poderá assinar digitalmente apenas a prescrição, visto que as exigências do Ministério da Saúde não permitem que o formulário seja assinado e enviado digitalmente. O Laudo LME deverá ser impresso e assinado manualmente.
Vá em “Finalizar” e na próxima tela terá a opção de Salvar e imprimir o PDF e enviar a prescrição via WhatsApp.
É importante ressaltar que o envio da prescrição via WhatsApp aparecerá disponível quando a Prescrição LME estiver desabilitada na caixa de seleção, pois o formulário LME só pode ser impresso e não enviado de forma digital.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo chat do sistema ou no e-mail suporte@iclinic.com.br