1. Central de Suporte
  2. Prontuário eletrônico iClinic

Como utilizar a prescrição CliqueRx no iClinic?

Veja nesse artigo o passo a passo para habilitar e utilizar e prescrição CliqueRx no iClinic.

Para utilizar a prescrição CliqueRx no iClinic você deve ir em Configurações de Profissionais > Prontuário > Prescrições e habilitar a opção “CliqueRx”. O sistema salvará automaticamente a modificação, exibindo a mensagem “Configurações atualizadas com sucesso”, no canto inferior esquerdo na página:

1 configurações

Feito isso, quando acessar o prontuário de um paciente, iniciar um atendimento e acessar a seção “Prescrições” já estará utilizando a CliqueRx, que aparecerá desta forma:

2 seção prescrições

Como inserir medicamentos na prescrição?


Você deve clicar no botão “Nova Prescrição” para que consiga inserir um medicamento:

3 nova prescrição

Fazendo isso, conseguirá adicionar medicamentos utilizando o banco de dados, oferecido pelo próprio sistema, ou pelo campo de texto livre.


Se for utilizar as opções oferecidas pelo sistema, você poderá buscar pelo nome comercial do medicamento, clicando em “Produtos”, ou pela substância que o compõe, clicando em “Substâncias”:

4 - itens na prescrição

Ao escolher a opção “Produto”, aparecerá o nome da empresa farmacêutica que produz o medicamento e o seu valor de venda no mercado. Caso escolha a opção “Substâncias”, essas informações não aparecerão.

Se optar por inserir o medicamento por texto livre, você deve clicar em “Adicionar Texto Livre” e poderá digitar o texto que deseja acrescentar à prescrição.

5 - texto livre

Ao inserir o medicamento, você deverá preencher o campo “Posologia” e informar a quantidade do medicamento que está inserindo, dentre as opções: “Não informada", “Uso Contínuo”, “X [quantidade à preencher] embalagens”, “ X [quantidade à preencher] unidades” e “X [quantidade à preencher] cápsulas".

6 - quantidade e posologia

Em qualquer uma das maneiras que escolher para inserir o medicamento na prescrição, poderá definir se ela será gerada no formato "Receituário Simples” ou “Controle Especial''. Para isso, ao lado do nome do medicamento, você poderá fazer a definição do formato que deseja:

7 - receituário simples e controlado

Caso queira inserir mais de um medicamento na prescrição, deve clicar em “Novo item” e repetir o processo. 

8 - novo item

Finalizando a prescrição e efetuando o envio ao paciente

Ao inserir na prescrição todos os medicamentos necessários, você deve clicar em “Configurar Prescrição”, para ver o resumo da prescrição, em que aparecerá todos os itens que inseriu, e escolher se deseja utilizar a assinatura digital neste envio.

Para ver como utilizar a assinatura digital, na prescrição CliqueRx, acesse este artigo.

9 - configurar prescrição

Se for a primeira vez que estiver inserindo um medicamento pelo formato “Controle Especial” pela CliqueRx, o sistema exibirá um alerta pedindo que complete alguns dados necessários para emissão da prescrição. Ao clicar em “Completar Cadastro”, poderá preencher os “Dados do Paciente” e os “Dados do Profissional" que estiverem faltando:

10 - completar cadastro

Ao preencher os “Dados do Profissional”, eles ficaram salvos para os outros prontuários que for acessar e não precisará preencher novamente. Os “Dados do Paciente” também ficam salvos, o novo preenchimento será necessário somente quando acessar o prontuário de um paciente com cadastro novo, que ainda não tenha tido uma prescrição controlada emitida.

Caso insira um medicamento de controle especial e outro de simples, será gerada uma prescrição com uma via para o receituário simples e duas vias para o medicamento de controle especial.


Para finalizar e enviar a prescrição para o paciente, você deve clicar em “Compartilhar Prescrição”:

11 - compartilhar prescrição

Por padrão, o envio sempre ocorre através do WhatsApp dentro do próprio sistema, mas, em breve, você também poderá habilitar a opção “SMS” e “E-mail”. Para efetuar o envio clique em “Finalizar”:

12 - Finalizar

A última tela que aparecerá, permitirá que você escolha se deseja salvar a receita como PDF no seu computador, clicando em “Salvar PDF”, ou imprimir o PDF gerado, clicando em “Imprimir PDF”. Você ainda poderá gerar uma nova prescrição, clicando em “Nova Prescrição”.

13 - prescrição enviada

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas pelo chat dentro do sistema, ou envie um e-mail para suporte@iclinic.com.br.