Veja neste artigo as premissas, ou seja, as condições básicas, para que o envio automático de mensagens através do WhatsApp aconteça.
Você já utiliza a Mensageria Afya iClinic e está na dúvida se as mensagens estão sendo enviadas?
No vídeo a seguir indicamos as 4 premissas para que o envio de mensagem ocorra:
Caso prefira a leitura, o conteúdo do vídeo está descrito nos tópicos a seguir.
Depois de contratar a Mensageria Afya iClinic, funcionalidade que permite o envio automático de lembretes e confirmações de consulta através WhatsApp, é preciso se atentar a essas 4 condições para que o envio ocorra. São premissas, ou seja, são pontos essenciais para que o fluxo de envio esteja ativo.
1 - Permissão de envio de SMS habilitada no cadastro do paciente
Para que o envio ocorra, a primeira premissa está no cadastro do paciente, dentro da aba Dados Pessoais, a opção “Paciente aceita receber lembrete de agendamento por SMS” precisa estar habilitada. Esta opção, quando habilitada, permite que os envios de lembretes e confirmações, por SMS e WhatsApp, ocorram.
🚨 Observação: Atualmente, esta permissão está vinculada ao envio feito por WhatsApp e SMS. Em uma próxima atualização, haverá duas permissões separadas, uma para cada canal. Assim, será possível fazer a permissão de envio para WhatsApp e por SMS de forma independente.
2 - Opções de envio de lembrete e confirmação ativas no pacote de mensagem do profissional de saúde
A segunda premissa é a de que os envios de lembretes e confirmações estejam ativos no pacote de mensagem do profissional de saúde. Por padrão, quando contratar o pacote, os envios vêm ativos, porém é possível desabilitá-los a qualquer momento de acordo com as necessidades do profissional.
Para verificar se os envios estão ativos, é preciso acessar o menu Relacionamento > Mensagem > Confirmação de Agenda, para mensagens de confirmação, e Relacionamento > Mensagem > Lembrete de Agenda, para mensagens de lembrete.
Caso as opções de envio de lembrete e confirmação estejam desabilitadas, não irá ocorrer o fluxo de envio.
3 – Ter um agendamento
A terceira premissa é a necessidade de haver um agendamento. Para que os envios ocorram dentro das antecedências programadas nas configurações do pacote de mensagem, necessariamente o atendimento do paciente precisa ter um dia e horário marcado na agenda do profissional de saúde, com um agendamento.
🚨 Não ocorrerão envios para:
- Bloqueios de horário na agenda;
- Agendamentos com o status “cancelado”;
- Agendamentos excluídos da agenda;
- Atendimentos feitos diretamente pelo prontuário, sem agendamento.
4 – Que o agendamento NÃO tenha o status “cancelado”
Esta premissa foi mencionada no tópico anterior, mas vamos destacá-la de forma mais detalhada aqui. Caso o agendamento esteja na agenda, mas com o status “cancelado”, não ocorrerá o envio, por entender que não há necessidade de enviar o lembrete e/ou confirmação para agendamentos que já estão cancelados.
Caso o agendamento possua qualquer outro status, o envio ocorrerá normalmente.
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