Atualizações relacionadas à Resolução CFM nº 2.299, de 30 de setembro de 2021

O que a nova resolução diz sobre emissão de documentos em prontuários eletrônicos? Quais serão as mudanças no seu iClinic?

A Resolução nº 2.229 do CFM, publicada no dia 26/10/2021 foi criada com o objetivo de regulamentar, disciplinar e normatizar a emissão de documentos médicos eletrônicos. Veja neste artigo o que mudou e quais serão as atualizações que ocorrerão no iClinic. 

1. Novas regras da regulamentação:

a) Todos os documentos em saúde emitidos eletronicamente precisam conter obrigatoriamente:

  • Identificação do médico (nome, registro no conselho e endereço);
  • Registro de Qualificação de Especialista (RQE), se o profissional for vinculado com uma especialidade ou área de atuação;
  • Identificação do paciente (nome e documento legal, como CPF);
  • Data e hora;
  • Assinatura digital do médico.

b) Novas exigências sobre segurança dos dados do sistema;

c) Os sistemas médicos precisarão se inscrever à um CRM;

d) Os sistemas de prescrição eletrônica precisarão garantir que o prescritor é um médico regular para o exercício legal da medicina.

2. Mudanças no iClinic

Para atender às novas regras da regulamentação o iClinic passará por algumas atualizações nas próximas semanas:

a) Os dados obrigatórios do médico passarão a ser exibidos no fim da página em todos os documentos emitidos no Prontuário iClinic.

Exemplo:

b) O CPF do paciente passará a ser exibido em todos os documentos emitidos no Prontuário iClinic, caso o paciente possua CPF.

Exemplo:

c) Teremos uma atualização cadastral para preenchimento para que você preencha os dados que são obrigatórios e que ainda não estão cadastrados. 

Quer se adiantar e já cadastrar seus dados obrigatórios?

  1. Acesse configurações de clínica > Perfil da clínica e atualize as informações da sua clínica;
  2. Acesse configurações > Meu perfil e atualize as informações do seu cadastro.

Até o momento, essas são as atualizações planejadas. Se forem necessárias novas notificaremos todos novamente. 

Ainda possui dúvidas? Entre em contato com nosso Time de Especialistas pelo chat dentro do sistema.