Como enviar a Pesquisa de Satisfação para os meus pacientes?

Veja nesse artigo como fidelizar e atrair ainda mais pacientes com a Pesquisa de Satisfação do iClinic.

Deseja estreitar a relação com os seus pacientes, trazendo mais proximidade e fidelização? Com a Pesquisa de Satisfação do iClinic, ao final de cada atendimento, você pode enviá-la através do WhatsApp e receber as notas e comentários que seus pacientes deixaram.  

O envio da Pesquisa de Satisfação pode ser feito por profissionais de saúde e recepcionistas, a partir do plano Plus

O link de envio é disponibilizado após a realização de um atendimento. Antes disso, não é possível enviar a pesquisa, pois ela se refere a cada atendimento realizado. 

 

Como enviar? 

Para que o link da Pesquisa de Satisfação esteja disponível para envio, o atendimento precisa estar concluído. É considerado um atendimento concluído aquele que foi finalizado pelo prontuário e, também, aquele que teve apenas o status alterado para “atendido”, no agendamento. 

Com o atendimento concluído, o envio é feito acessando a aba Gestão > Pesquisa de Satisfação > Envio da pesquisa. Nessa página, estão listados todos os atendimentos realizados (tanto pela agenda quanto por prontuário) do mais novo para o mais antigo.  

Nesta lista você vai ver a data em que foi feito o atendimento, o nome do paciente, o link para envio da pesquisa e o status do envio, que pode ser: 

  • “Aguardando envio”, que significa que o envio ainda não foi realizado; 
  • “Concluído”, que significa que o envio já foi realizado. 

Nesta página existem também opções de filtro para a exibição das Pesquisas de Satisfação, pelo nome do profissional de saúde, pela data em que foi feito o atendimento e pelo status do envio. 

Para efetuar o envio, você deve clicar em Enviar Pesquisa: 

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Ao clicar, será aberta uma nova aba no seu navegador, que te direcionará para a página do WhatsApp, com a pré-visualização da mensagem padrão de envio: “Sua opinião é muito importante para nós! Avalie nosso atendimento aqui". Você poderá ver também para qual número será realizado o envio, caso o número que apareça na tela não corresponda com o número atual do paciente, é preciso editar o número de celular no cadastro dele no iClinic. 

Caso já tenha o aplicativo do WhatsApp instalado no seu computador, pode clicar em Iniciar Conversa. Caso ainda não tenha, pode optar por instalá-lo, clicando em Baixar, ou usar a opção WhatsApp Web, fazendo o envio através do seu navegador. 

Clicando em Iniciar Conversa, se já estiver com o WhatsApp conectado, será aberta a conversa com o paciente e o envio da mensagem com o link da pesquisa poderá ser feito: 

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🚨 Atenção! Para conectar com o WhatsApp você precisa sincronizar o WhatsApp que está sendo aberto no computador (aplicativo ou versão web) com o número de WhatsApp que deseja utilizar para fazer o envio. Tenha em mãos o celular que contém o número que você deseja utilizar para envio. Pode ser seu número pessoal, o da clínica ou outro de sua preferência. Siga os três passos descritos na tela para utilizar o QR Code e efetuar a sincronização:  

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Como meu paciente vê a pesquisa? 

Ao clicar no link que recebeu pelo WhatsApp, o paciente acessará uma tela contendo as informações referentes ao atendimento realizado: 

  • Nome do profissional de saúde, com especialidade e CRM; 
  • Nome da clínica; 
  • Data e horário do atendimento; 
  • Endereço da clínica; 
  • Telefone da clínica. 

Logo abaixo, aparecerá a avaliação com a seguinte pergunta:  

  • “Quanto você recomendaria para um amigo ou parente?”. O paciente poderá dar uma nota de 0 a 10, sendo 0 muito improvável e 10 muito provável a indicação; 
  • Além da nota, há um campo aberto para que o paciente possa deixar um comentário sobre o atendimento. 
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Após clicar em Enviar avaliação, o paciente verá uma tela de sucesso do envio: 

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Como posso ver as respostas das avaliações? 

Uma vez que a pesquisa foi enviada, você pode acessar as respostas (notas e comentários) indo na aba Gestão > Pesquisa de Satisfação > Dashboard

Nessa página, você verá, de acordo com o período utilizado como filtro: 

  • Um gráfico com a pontuação do indicador NPS – indicando a zona em que se encontra a sua nota geral;  
  • Um gráfico com a quantidade de respondentes por tipo – detratores, neutros e promotores; 
  • As respostas enviadas pelos pacientes com notas, nomes e comentários. 
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Para uma leitura mais aprofundada sobre a metodologia utilizada na Pesquisa de Satisfação, o NPS, acesse este artigo

 

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