Sequência automática de e-mails

Veja neste artigo o que são as mensagens automáticas de e-mails e como configurá-las no iClinic Marketing.

Na sequência automática de e-mails,  você pode enviar mais de um e-mail e eles ocorrem em um “fluxo constante”.

Como o próprio nome diz, os e-mails em sequência são um conjunto de e-mails enviados de forma automática, em uma sequência (de ordem e de tempo) pré-determinada.

No iClinic, existem dois tipos de sequência automática de e-mails: a sequência automática de e-mails padrão e a personalizada. A sequência padrão é um conjunto de sequências pré-configuradas no sistema, basta você ativá-las para começarem a funcionar. Ex: e-mails de lembrete de retorno.

Já a sequência automática de e-mails personalizados é algo que você é livre para criar. Você estabelece um objetivo para essa sequência de e-mails e elabora o conteúdo de cada um deles da forma que preferir, além de definir o período de tempo entre o envio desses e-mails.

Ativando fluxos de retorno

Acesse o menu Marketing na parte superior do sistema e clique em “Retornos”. Nesta tela você vai encontrar mensagens padrões que você pode ativar se preferir. Temos retornos de 7 a 360 dias.

Dentro de cada um desses fluxos temos e-mails já configurados com mensagens prontas que serão enviadas aos pacientes quando eles forem incluídos nos fluxos.

É possível alterar o texto, inserir imagens, botões e hiperlinks caso desejar. 

Para ativar, basta clicar no ícone cinza.

Criando fluxos personalizados

Para criar um fluxo do zero, clique na opção “Personalizados”, na parte esquerda da tela, em seguida vá em  “Criar e-mails personalizados” e defina um nome para esta sequência.

Em seguida, clique em “Inserir outro e-mail ao fluxo”, para que a caixa de texto apareça para você.

Insira quando esse e-mail precisará ser enviado ao paciente após ele ser inserido neste fluxo. Você pode informar, por exemplo, que deseja que o primeiro e-mail seja enviado 1 dia ou 1 mês após o paciente ter entrado no fluxo. Aqui é você quem decide. 

Acima da caixa de texto, existe uma barra de edição que pode ser utilizada para inserir recursos como botões, hiperlinks, etc. Vamos ver cada um deles:

  1. Aumente ou diminua o tamanho da letra;
  2. Coloque uma palavra ou frase em negrito;
  3. Coloque uma palavra ou frase em itálico;
  4. Alinhe o texto selecionado à esquerda;
  5. Centralize o texto selecionado;
  6. Coloque uma imagem no seu conteúdo. Para inseri-la, clique no ícone e insira o link da imagem que você pegou em banco de imagens gratuitos. Veja como adicionar as imagens;
  7. Insira botões que levarão os pacientes uma outra página, como as suas redes sociais ou site. Para inseri-lo, clique neste botão e coloque o link da página para onde deseja levar o paciente;
  8. Insira hiperlinks que levarão os pacientes para uma outra página. Este recurso possui o mesmo objetivo que o botão, no entanto, ele será mais sutil que ele. Para inseri-lo, clique no ícone e insira o link da página para onde deseja levar o paciente.

Por último temos as tags automatizadas. Ao serem inseridas no seu texto, são substituídas pelas informações reais dos pacientes. Sendo assim, se você utiliza a tag “#nome do paciente”, ela é substituída pelo nome da pessoa que está recebendo o e-mail.

Para inserir mais e-mails neste mesmo fluxo, clique em “Adicionar outro e-mail ao fluxo” e repita novamente o processo. 

Inserindo os pacientes nos fluxos

Depois que os seus e-mails já estão configurados, é só colocar os pacientes nos fluxos para que eles recebam as mensagens que você programou.

Você tem três opções para fazer isso: no prontuário do paciente, na cadastro do paciente e na agenda. 

Para colocar o paciente no fluxo pelo Prontuário, acesse o menu Pacientes, entre em um prontuário de paciente e clique em “Inserir e-mail automático”.

Escolha qual o profissional de saúde responsável por enviar a mensagem e em seguida qual fluxo de e-mail esse paciente deve receber. A partir daí, o sistema começará a enviar os conteúdos. 

Para colocar o paciente no fluxo pelo Cadastro, vá ao menu Pacientes e acesse o cadastro do paciente. O botão “Inserir e-mail automático” vai aparecer, então é só seguir os mesmos passos anteriores. 

Para colocar o paciente no fluxo pela Agenda, vá ao menu Agenda e clique em um agendamento feito. O botão “Inserir e-mail automático” vai aparecer. Siga os mesmos passos anteriores. 

Veja mais detalhes sobre a configuração deste recurso. 

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas pelo chat dentro do sistema, ou envie um e-mail para suporte@iclinic.com.br.